quarta-feira, 6 de agosto de 2008

PROJETO LEITURA

Projeto de Leitura
Diversidade de vida no Planeta
Escola:CE Dr. Geraldo melo
Município:São Luís
Autora:Rosa maria(orientadora) e alunos
Público alvo: alunos da 5ª série
mídias utilizadas:livros,computador,DVD
Áreas de conhecimento:Geografia
Disciplinas:artes,história,ciências,português
Produto final:elaborar um álbum sobre as leituras observadas das diversidades de vida no planeta
Justificativa
Considerando que em nossa experiência cotidiana do processo ensino aprendizagem em geografia,percebe-se a grande dificuldade de nossos alunos em fazer a leitura crítica do espaço geográfico e principalmente em perceber a diversidade de leituras que podemos fazer do mesmo,bem como podemos transformá-lo e conscientizá-lo da necessidade de preservação dos domínios naturais existentes para que seja sustentável a vida em nosso planeta.
Objetivo
Conhecer a diversidade de vida do espaço geográfico tendo como referência os principais domínios naturais brasileiro,analisando os problemas existentes e associando as alterações à intensa exploração dos recursos naturais;
Orientar o aluno a compreender a dinâmica e a relação entre elementos naturais a sociedade e a natureza
Metodologia
Inicialmente faremos o levantamento do conhecimento preliminar dos alunos e os do temas a serem abordado no projeto;dividí-los em grupos para pesquisa e realização das atividades;
Orientá-los na modalidade de leitura,promover debates,relatos de vivências,pesquisa na internet,busca de fotos, ilustrações e outros registros de coletas de dados que ajudarão na elaboração do produto final deste projeto;
Questiná-los na observação das paisagens,na forma de relevo,vegetação,clima para distinção do que é natural e merece ser preservado daquilo que faz parte da ação do homem definindo se esta ação é positiva ou negativa para a vida do planeta;O que poderíamos fazer para melhorar a qualidade de vida desses ambientes;promover campanhas ;confeccionar cartazes;problematizar situações vivenciadas nas pesquisas;e finalmente elaboração de um álbum para expor o resultado do projeto.
Conteúdo de atividade
Domínios naturais brasileiros
clima ,vegetação,relevo
Espaço natural e espaço humanizado
Avaliação
Leitura de paisagens,registro e construção de um olhar mais crítico sobre o espaço geográfico,comparação das diferentes paisagens e questionamento das diferentes representações do espaço geográfico
Produto final
Elaboração de um álbum,exposição de fotos da leitura dos diversos espaços geográficos apreendidos durante a realização do projeto bem como o registro escrito das descobertas.
Referências
BIGOTTO,José Farncisco.Geografia Sociedade e cotidiano:Fundamentos do espaço geográfico.5ª série.1.ed.São Paulo:Escala educacional,2006.
POLATO,Amanda;MAURO,Beatriz Santo;RATIER,Rodrigo.A chave do ensino:Pensar o mundo.Nova escola.Ano XXIII,nº213.p.52-53,Jun/Jul.2008.



Nenhum comentário: